WhatsApp é canal de vendas dos 500 lojistas do Complexo Tatuapé em São Paulo

O grupo administrador dos shoppings e do boulevard desenvolveu uma plataforma baseada em IA com a Intranet Mall

As compras pelo WhatsApp já estão disponíveis para os clientes do Complexo Tatuapé, formado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé. Para os vendedores, foi desenvolvido um canal que conecta o número de vendas a cada vendedor das lojas.

A iniciativa do Grupo AD, que administra o complexo, visa aproveitar as ofertas de Black Friday e o período das festas de fim de ano, para oferecer mais comodidade aos consumidores. Com a possibilidade de comprar pelo WhatsApp, o produto pode ser retirado na loja ou entregue em domicílio.

De acordo com os administradores, o novo canal de vendas online redefine a maneira pela qual os consumidores interagem e fazem compras no empreendimento. O aplicativo vend.AÍ conecta o WhatsApp do shopping com as lojas. No total, são 6 mil lojistas, 1.500 lojas em 43 shoppings geridos pelo Grupo AD e que poderão baixar o app e oferecer o novo canal de compras para os seus clientes. No Complexo Tatuapé, são 500 lojistas ao todo.

A plataforma, desenvolvida em parceria com a Intranet Mall, tecnologia, que viabiliza todas as comunicações entre a administração e os lojistas de shoppings centers, conta com o uso da inteligência artificial e de chatbot para facilitar o atendimento inicial. A IA direciona o consumidor para a loja do seu interesse e, a partir daí, basta escolher o que comprar.

O aplicativo já nasce com integração logística para entregas de produtos via delivery, viabilizando uma solução completa para o lojista. Os consumidores terão a opção de receber em casa ou retirar no local de compra o produto escolhido no catálogo da loja, disponível também via WhatsApp.

“Por meio da sinergia entre a tecnologia avançada e a acessibilidade, queremos proporcionar ao consumidor que também está acostumado a consumir produtos no meio digital, a obter um contato mais próximo com nossos lojistas, que poderão assisti-lo de forma personalizada, garantindo uma experiência de compra mais precisa e eficaz”, afirma Christian Magalhães, head de Marketing do Grupo AD.

Segundo ele, isso não apenas otimiza a jornada do cliente, por facilitar a gestão, uma vez que mantém todo o processo em uma única plataforma, mas também resulta em melhores oportunidades de conversão de vendas.

“Além disso, buscamos apoiar nossos parceiros comerciais, oferecendo um novo canal para os seus negócios em um ambiente on-line, que agregará às vendas físicas, em um momento em que o WhatsApp se destaca cada vez mais como uma plataforma popular para compras, com a força da divulgação e alcance de audiência junto aos consumidores por parte dos shoppings”, completa.

Para comprar via WhatsApp do Complexo Tatuapé, o cliente precisa apenas enviar uma mensagem do seu aplicativo pessoal, informando o produto ou serviço desejado e o chatbot do vend.AÍ apresentará a relação de lojas para a sua escolha.

Após o cliente selecionar o lojista desejado, os vendedores recebem uma notificação no aplicativo e passam a realizar o atendimento de forma personalizada pelo WhatsApp, sendo possível compartilhar fotos de produtos, informar valores de frete, enviar link de pagamento. O sistema garante que a venda seja realizada de maneira assertiva. Ao finalizar e confirmar o pagamento, o cliente recebe um número do pedido com a confirmação da compra, podendo optar pelo delivery ou pela retirada em loja sem precisar sair do celular.

“Pesquisamos diversas soluções e olhamos para a inovação de modo a elevar a experiência de compra e venda de nossos lojistas e clientes para um novo patamar, tornando-a mais acessível e conveniente para todos. Desenvolvemos o aplicativo embarcado com Inteligência Artificial, com foco em escalar a capilaridade das vendas, conectando ainda mais o cliente com os vendedores de cada uma das lojas dos nossos shoppings”, conta o executivo.

“Isso proporciona maior praticidade e eficiência para os lojistas, que passam a ter, em um só lugar, todas as informações transacionadas no dashboard do App, além de simplificar a experiência de compra para o consumidor, tornando todo o processo mais coeso e integrado”, finaliza.

Fonte: Mercado & Consumo

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