Há dois dias do fim do prazo, destinação de parte do IRPF ao Terceiro Setor está em apenas 5% do potencial de Ribeirão Preto

Em reais, esse percentual representa cerca de R$ 2,6 milhões de um potencial de destinação próximo de R$ 52 milhões; Entidades setoriais estimulam esse ato de solidariedade que pode ser feito no ato do preenchimento e envio da própria declaração

Há dois dias do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 (termina na sexta, 31/5), a cidade de Ribeirão Preto registra apenas 5% do potencial de destinações de parte do IRPF ao Terceiro Setor. Em reais, equivale a cerca de R$ 2,6 milhões de um potencial de destinação na ordem de R$ 52 milhões, segundo apuração em tempo real feita junto ao site da Receita Federal.

Segundo Ana Lúcia Picão, presidente da Aescon (Associação Estadual das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região), “O contribuinte Pessoa Física que tem imposto a pagar e faz sua declaração pelo modelo completo, pode destinar até 6% do Imposto de Renda devido às causas sociais de sua cidade, por meio dos Fundos da Criança e do Adolescente e dos Idosos. É um direito assegurado por lei. Trata-se de um valor que, em vez de ir para os cofres do governo federal, pode ser destinado ao Terceiro Setor que tanto precisa de ajuda. É um grande ato de solidariedade! Qualquer dúvida, orientamos o contribuinte a conversar com seu contador”, observa.

Ainda segundo a especialista, “Nesse período de envio da declaração só é possível destinar parte do IR aos Fundos, no entanto, ao longo do ano, o contribuinte pode escolher a entidade específica para a qual queira destinar, desde que esta atenda todos os critérios estabelecidos pela legislação”, alerta.

E, para estimular a destinação nessa reta final do prazo, entidades setoriais de Ribeirão Preto continuam com a campanha de conscientização e estímulo à destinação, por meio de seus canais de comunicação com as respectivas bases de representação, parceiros e comunidade em geral, sendo mais forte pelas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. No site casadocontabilista.org.br estão disponíveis todas as informações sobre como realizar esse ato de solidariedade.

De acordo com Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), “Estamos conclamando os empreendedores do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e região, para que façam a destinação ao Terceiro Setor. É uma forma inteligente e prática de ajudar a quem precisa”, afirma.

O mesmo chamado está sendo feito pelo SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista). “Somos milhares de empreendedores de um setor muito representativo na economia de Ribeirão Preto e região. Nossa força também pode colaborar com esse objetivo tão nobre e legítimo”, diz Rubens Antônio dos Santos, presidente da entidade.

Estão juntos nessa campanha de reta final: Aescon/Casa do Contabilista (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região), Instituto Ribeirão 2030, SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares), Associação Independente Núcleo Postos RP, Instituto ConecTwoo e Núcleo 360 Marketing e Comunicação.

Da Redação.

Imagem: Divulgação.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos