Comitê de Acompanhamento cria Grupo Técnico de Engenharia voltado aos cronogramas das obras de mobilidade

O GT-Eng vai monitorar o andamento das obras em relação aos prazos estabelecidos pelas construtoras e pela prefeitura, e, ainda, facilitar o entendimento técnico sobre a evolução do cenário, para empreendedores e moradores das regiões impactadas

O Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, em Ribeirão Preto (SP), acaba de criar um Grupo Técnico de Engenharia (GT- Eng) que terá foco especial no monitoramento da evolução dos cronogramas das intervenções no centro, na Av. Nove de Julho e na Av. Treze de Maio/Rua Capitão Salomão.

O GT-Eng é formado por um time multidisciplinar. É composto pelo engenheiro civil, José Roberto Romero, especialista em obras públicas, concreto, pavimentação e patologia da construção; pelo engenheiro civil, José Batista Ferreira, empresário da construção civil e especialista em gerência de cidades; pelo engenheiro civil, Paulo Barbosa, especialista em obras públicas de infraestrutura e saneamento; Pelo engenheiro de materiais, Paulo Frighetto; E por três membros da executiva do Comitê.

Prioridades do GT-Eng:

  • Acompanhar de perto o andamento das obras cruzando as informações levantadas com os cronogramas definidos pelas construtoras;

  • “Traduzir” e transmitir informações técnicas para que os empreendedores e moradores impactados possam entender o cenário da maneira mais clara possível e de forma sempre atualizada. É ajudar na tomada de decisão;

  • Levantar pontos de atenção e subsidiar o Comitê de Acompanhamento para a interlocução com o poder público e demais responsáveis pelas obras;

  • Mapear e identificar demandas que possam gerar sugestões de medidas práticas e viáveis para minimizar prejuízos aos empreendedores e moradores impactados.

O GT-Eng já iniciou seus trabalhos tendo como sua casa a base operacional a estrutura do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidades que representam oficialmente o Varejo local/regional, e que, ao lado do SINCOMERCIÁRIOS (Sindicato dos Empregados do Comércio), lideram o Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade.

Força do coletivo
O Comitê de Acompanhamento é fruto da união de forças da Sociedade Civil Organizada. Conta com a participação de 23 instituições/movimentos de classe, empresariais e setoriais, e mais de 80 empreendedores e moradores impactados pelas obras de mobilidade. Sempre esteve aberto à participação de quem quisesse somar esforços. Trata-se de uma iniciativa em que todos são protagonistas e colaboradores de uma grande rede de “olhos e ouvidos” que vão diariamente aos canteiros de obras, registram imagens e buscam informações atualizadas a serem compartilhadas com os demais.

“O GT de Engenharia não tem caráter fiscalizatório, e sim, chega para agregar um olhar técnico mais apurado no sentido de esclarecer cenários e colaborar na busca de soluções, postura que esse Comitê mantém firme desde sua criação. E, ainda, garantir que as partes mais impactadas pelas obras sejam ouvidas e possam continuar interagindo com o poder público de forma ampla e democrática. Desde que tiveram início, as obras de mobilidade apresentaram problemas no cumprimento de cronogramas e esses fatos dão todo respaldo à atuação do Comitê”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, entidades que desempenham o papel de aglutinar as forças vivas de Ribeirão Preto.

Ainda segundo Lopes, “É importante dizer que a Prefeitura sempre dialogou conosco, tanto que muitas de nossas sugestões foram acolhidas. Percebemos que o Prefeito Duarte Nogueira tem boa vontade no sentido de agilizar as obras para concluí-las ainda em 2024. Também reconhecemos a existência de muitos fatores adversos, alguns deles imprevistos, que surgiram e ainda podem surgir ao longo dessa jornada. No entanto, também defendemos que o Comércio Varejista não pode ser tão prejudicado da forma como está sendo, ainda mais depois de uma pandemia que o atingiu severamente. O grande desafio é conciliar as necessidades de todas as partes envolvidas sempre com base no bom senso”, observa.

Para Regina Pesoti Zagretti, presidenta do SINCOMERCIÁRIOS RP, “Quanto mais agilidade e clareza tivermos nas informações sobre o andamento das obras, melhor será para a cidade toda. Fazem parte desse contexto também os empregados do Comércio que estão perdendo vendas e parte da renda mensal. Infelizmente, muitos perderam o emprego. Por ser uma grande obra pública, altamente complexa e de grande impacto à população, é legítimo que a Sociedade Civil Organizada acompanhe seus desdobramentos e participe das soluções”, observa.

Interlocutor e Multiplicador
Além de desempenhar a responsabilidade de principal interlocutor entre os empreendedores/moradores impactados pelas obras e o poder público, o Comitê de Acompanhamento também se consolidou como maior agente multiplicador de informações oficiais, úteis e corretas, sobre as intervenções, em especial junto às bases de representação de cada uma das 23 entidades/movimentos participantes, e, ainda, para a imprensa. Nunca deixou de se posicionar. É grande a capilaridade das informações divulgadas, em especial dentro do empresariado, sem falar nos canais de comunicação como grupos de WhatsApp, redes sociais e sites, entre outros.

Canal de atendimento
O Comitê de Acompanhamento também disponibiliza um Canal Exclusivo de Informações, sobre as obras, dentro da Central de Atendimento SINCOVARP/CDL. Funciona pelo (16) 99963.3105 (também WhastApp) ou pelo (16) 3625.6924, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Ou pessoalmente à Rua Lafaiete, 394, no centro.

Da Redação.

Foto: Divulgação.

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