Associação Núcleo Postos Ribeirão Preto explica novo aumento do preço da gasolina

Medida começou a valer na última terça-feira (9) e vem na esteira da tendência de alta dos preços dos combustíveis por causa da disparada do dólar

A Petrobras anunciou, na última segunda-feira (8), aumento médio de 7% no preço da gasolina, das refinarias para as distribuidoras, que começou a valer na terça-feira (9). A tendência é de que o litro do combustível custe, em média, R$ 15 centavos mais caro, nas bombas.

“A Petrobras vem segurando os preços dos combustíveis artificialmente, bancando a defasagem entre os valores praticados no mercado interno e os preços do mercado internacional. Diante da pressão externa, estamos vendo agora esse reajuste no preço da gasolina. Resta saber se a estatal vai conseguir evitar que o preço do diesel seja impactado também. Já faz um tempo que vínhamos alertando sobre essa possibilidade de aumento”, analisa Fernando Roca, presidente da Associação Núcleo Postos Ribeirão Preto, que reúne 85 revendedores da cidade e região.

Fernando Roca, presidente da Associação Núcleo Postos de Ribeirão Preto e região.

Simultâneo
Esse reajuste confirmado pela Petrobras, hoje (8), chega ao mesmo tempo em que o mercado de combustíveis está sendo impactado pela disparada do dólar, que gerou aumento no preço do etanol refletindo na própria gasolina. É que, diante do dólar mais caro, as usinas optaram por produzir mais açúcar do que etanol, o que reduziu a oferta do biocombustível em face da procura que se manteve alta nos postos.

Nos últimos 20 dias, o litro do etanol já tinha acumulado alta de 8% no preço das usinas para as distribuidoras. Em média, o reajuste nas bombas foi de R$ 15 centavos por litro de etanol e de R$ 10 centavos por litro de gasolina, lembrando que a gasolina possui 27% de etanol em sua composição.

“Ou seja, no caso específico da gasolina, além do aumento originado pela alta do etanol, ela também teve o reajuste de hoje. Somando esses dois impactos, um com origem no mercado e outro com origem na Petrobras, a elevação do preço da gasolina pode chegar a R$ 25 centavos por litro, nos próximos dias”, alerta Roca.

A tendência é de que os postos repassem a variação para as bombas na medida em que receberem novas remessas, das distribuidoras, com preço maior.

Enquanto isso, Roca destaca a importância de o consumidor pesquisar preços, “Se o valor do litro de etanol equivaler a, no máximo, 70% do preço do litro de gasolina, compensará abastecer com etanol. Importante que o consumidor pesquise e abasteça no seu posto de confiança”, finaliza.

Da Redação.

Foto: Agência Brasil EBC.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Nenhuma categoria
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Nenhuma categoria
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos