Comércio de Ribeirão Preto espera crescimento de 5% a 7% nas vendas do Dia dos Namorados

Segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV SINCOVARP/CDL), 62% dos consumidores ribeirão-pretanos têm a intenção de ir às compras na terceira data mais importante do calendário varejista

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto projeta crescimento médio entre 5% e 7% nas vendas do Dia dos Namorados 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). O ticket-médio do presente deve variar entre R$ 250 e R$ 300 reais.

Segundo Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL, a expectativa local vai ao encontro da projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio) que é de 5,6% de crescimento em relação a 2023. “Devemos ter um pico de vendas até o dia 12 de junho e uma acomodação natural no restante do mês. A boa notícia é que o clima mais frio e a temporada de festas juninas devem contribuir para um resultado mais positivo para o Comércio em junho”, analisa.

Os maiores volumes de vendas tendem a se concentrar no Estado de São Paulo (R$ 829,7 milhões), Minas Gerais (R$ 252,2 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 221,2 milhões). Para o Rio Grande do Sul, severamente afetado pela tragédia climática de maio, a CNC projeta queda de -33,7% em relação à mesma data de 2023, com movimentação financeira de R$ 127,1 milhões.

Intenção de compra
Com base em números da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas, o CPV apurou que 62% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem ir às compras no Dia dos Namorados. O índice nacional é de 59%. Em relação às compras pretendidas, 34% esperam gastar mais nesse ano, 33% pretendem gastar o mesmo valor de 2023 e 18% menos.

Entre os entrevistados, 61% consideram que os preços dos presentes para o Dia dos Namorados 2024 estão mais caros do que ano passado. 33% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 6% que estão mais baratos. 76% pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras, principalmente pela internet.

Campeões de vendas
Os produtos campeões de vendas no Dia dos Namorados de 2024, serão roupas, lingeries/peças íntimas, calçados, acessórios, perfumes/cosméticos, maquiagem, bombons/chocolates, joias, bijuterias, relógios de pulso, celulares, móveis/decoração, livros e flores naturais. As lojas físicas aparecem como o principal local de compra dos consumidores (74%).

Modalidade de pagamento
Em relação à forma de pagamento, 65% pretendem pagar os presentes à vista enquanto 33% comprarão parcelado. 31% pagarão pelo cartão de crédito parcelado, 27% via PIX e 13% no cartão de débito.

Ponto de atenção!
As obras de mobilidade ainda impactam diretamente no Centro, na Av. Treze de Maio e na Av. Nove de Julho/Boulevard, em Ribeirão Preto. “Em maio, os transtornos geraram queda significativa nas vendas. Embora esse cenário tenha tido uma melhora, com a liberação do trânsito nas ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, as interdições ainda dificultam o acesso dos consumidores aos estabelecimentos, em especial nas ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que agora recebem as intervenções”, afirma Galli.

Liderado por SINCOVARP e CDL, o Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade em Ribeirão Preto reforçou na última terça-feira (4), para a Prefeitura, sete sugestões/solicitações no sentido de minimizar impactos junto ao Comércio Varejista nessa reta final para o Dia dos Namorados. Entre elas, a interrupção das obras no sábado (8), na terça-feira (11) e na quarta-feira (12); A suspensão de novas interdições, até o dia 12 de junho, bem como a suspensão da cobrança de Área Azul em todos os corredores comerciais que tenham essa operação; E, ainda, a permissão de estacionamento na Av. Dom Pedro I, no Ipiranga, no sábado (8) e na quarta-feira (12), entre outras medidas.

Sem horário especial
Para o Dia dos Namorados (12), não haverá horário especial de funcionamento no Comércio Varejista de Ribeirão Preto. O expediente do Comércio Tradicional seguirá o horário normal previsto na Convenção Coletiva de Trabalho, com abertura das 9h às 18h. Os Shoppings também funcionarão normalmente das 10h às 22h.

Da Redação.

Foto: Agência Brasil EBC.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos