Setor de Bares e Restaurantes, do nordeste paulista, projeta alta média de 15% a 18% no movimento do Dia das Mães

O estudo do SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares), também aponta os segmentos gastronômicos mais procurados; Reservas antecipadas podem agilizar o atendimento com mais conforto às famílias, entre outras dicas

Estudo realizado pelo SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista) projeta crescimento médio entre 15% e 18%, no movimento dos Restaurantes, Bares e Similares no próximo Dia das Mães a ser comemorado no domingo (12/5).

“Alguns fatores que influenciam no desempenho são o porte, o segmento gastronômico, a qualidade do atendimento, preços e promoções, mas, principalmente, a experiência que o estabelecimento proporciona ao cliente. Quando a experiência é positiva, o público volta e tende se tornar consumidor fiel. E o melhor: recomenda para familiares e amigos. Fazer parte dos hábitos e preferências do cliente é tudo que um restaurante quer e precisa”, analisa Rubens Antônio dos Santos, presidente do SEHORB, entidade que representa oficialmente mais de 20 mil empresas do setor de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, distribuídas em 60 cidades das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos (nordeste paulista).

Mais procurados
Ainda segundo o estudo, no Dia das Mães, os segmentos gastronômicos tradicionais devem ser os mais procurados, tais como o de carnes/churrascarias, massas/pizzas, comida mineira/caseira, culinária oriental e, ainda, os que oferecem um mix de estilos e sabores em um só lugar.

Facilidade e conforto
Por ser a segunda data mais importante para o setor de Restaurantes e Bares, em que muitos filhos costumam homenagear as mães dando um presente e levando-as para almoçar ou jantar fora, a maioria dos estabelecimentos já vem trabalhando com reservas de mesas. “O objetivo é facilitar a vida dos clientes e diminuir as filas de espera. Reservar a mesa antecipadamente pode ser uma boa estratégia para garantir agilidade no atendimento e conforto para todos, em especial, para as mães. Nesse ano, alguns restaurantes começaram a receber ligações para reservas, no Dia das Mães, ainda em abril”, observa Santos que ainda destaca o cuidado diferenciado dos empreendedores do setor com essa data “Como o Dia das Mães sempre cai próximo da semana da Agrishow, o planejamento tem de começar bem antes, até para não haver surpresas. Os estabelecimentos precisam estar abastecidos e prontos a oferecer sempre o melhor. As equipes também são orientadas a terem um cuidado, ainda mais especial, nessa data”.

Dica interessante
O consumidor pode buscar dicas de bons restaurantes e bares, para comemorar o Dia das Mães, em sites, blogs e perfis de redes sociais especializados nessa temática. Há muitos(as) influenciadores(ras) digitais que percorrem o circuito gastronômico de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, em busca dos melhores sabores e, até mesmo, de novos pratos e combinações. A maioria faz excelentes recomendações. Vale a pena ficar antenado(a) para garantir a experiência gastronômica que essa data tão especial merece.

Fator Agrishow
Na semana anterior ao Dia das Mães, a Agrishow 2024 trouxe um grande movimento aos Restaurantes e Bares de Ribeirão Preto e região, onde a rede hoteleira bateu 100% de ocupação.

O SEHORB projeta que as duas ondas de movimento, a da Agrishow e a do Dia das Mães, próximas uma da outra, devem alavancar o setor de alimentação fora do lar em maio. A feira pegou bem a transição de um mês para o outro, e, agora, nesse fim de semana, já é Dia das Mães (12/5).

O cenário macroeconômico também está um pouco mais favorável, em 2024, em relação à mesma época do ano passado. A combinação da aparente estabilidade da inflação e dos preços dos combustíveis, com a tendência de queda da taxa de juros, acaba estimulando o consumo e isso também se reflete no setor de alimentação fora do lar. “Considerando que, em junho, ainda teremos o Dia dos Namorados (12/6, data mais importante para o setor), e o feriado do Aniversário de Ribeirão Preto (19/6), a perspectiva é de que o segundo trimestre termine de forma positiva”, completa o presidente.

Da Redação.

Foto: Agência Brasil EBC.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos