Plastiweber desenvolve embalagem com 90% de material reciclado para a Tramontina

A gaúcha Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico, desenvolveu uma sacaria composta por 90% de plástico reciclado pós-consumo para uso da Tramontina. A embalagem protege tampas e panelas ao longo do transporte do produto até o consumidor final, incluindo casos de venda para o mercado exterior. Desde o início da parceria, em janeiro de 2023, a Tramontina já consumiu 68 toneladas de embalagens produzidas com material reciclado.

A partir deste trabalho, as empresas já viabilizaram a redução de emissão de 123.186 quilogramas de CO2 equivalente em gases do efeito estufa, além de reduzir o consumo de 186.152 quilowatts de energia elétrica, de 73.296 litros de petróleo e de 486.111 litros de água. Mais de 61 mil quilos de resíduos plásticos não foram parar em aterros sanitários com a iniciativa.

Segundo o CEO da Plastiweber, Moisés Weber, a Tramontina buscava uma embalagem feita de material pós-consumo que atendesse aos desafios técnicos de performance e proteção dos produtos, beneficiando uma linha de panelas que é trabalhada para o mercado exterior. “Ou seja, o consumidor, ao receber o produto, também recebe em mãos uma embalagem mais circular, que gera diversos impactos na cadeia de valor”, diz.

Com 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados, a Plastiweber é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias com conteúdo até 100% PCR para aplicações de alto desempenho. Entre janeiro e setembro de 2023, o trabalho da empresa possibilitou a redução de emissão de 10 milhões de quilos de CO2, além de diminuir o consumo de mais de 6 milhões de litros de petróleo e 16 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 4.612 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.

Sustentabilidade na Tramontina

A sustentabilidade está no centro das decisões da Tramontina, tanto na ética dos negócios e na busca por melhorias nos processos, quanto no respeito às pessoas e às comunidades. As práticas sustentáveis já fazem parte da história da marca centenária que, em 2014, criou o Comitê Ambiental, com o objetivo de alinhar e aprimorar as práticas de gestão ambiental da empresa.

Em 2021, deu início aos trabalhos do Comitê ESG, avançando ainda mais nos temas de sustentabilidade de forma corporativa. A primeira ação foi o desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade da Tramontina, que é elaborado anualmente e integra informações corporativas e as ações de sustentabilidade realizadas pela empresa.

Para unificar a comunicação, surgiu o conceito Tramontina Transforma, que abrange todas as frentes de sustentabilidade da marca e embala toda essa evolução feita ao longo dos anos.

Hoje, a Tramontina mantém 2.900 hectares de Áreas Preservadas com vegetação arbórea, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal e Matas Nativas Preservadas, além de 3.377 hectares de áreas plantadas – chamadas florestas de produção, com uma base sólida e renovável, para fornecer madeiras para utilização nas fábricas. A empresa investe em tecnologias limpas para reduzir e controlar a geração de resíduos sólidos, líquidos e emissões atmosféricas.

“A Tramontina tem em sua essência o compromisso em contribuir com a preservação dos recursos naturais e com a qualidade de vida das pessoas. Compreendemos a importância de fazermos a nossa parte e de seguir investindo em soluções ambientalmente corretas de acordo com os Critérios ESG (em tradução livre, critérios ambientais, sociais e de governança”, salienta Lizandra Marin, Gerente de Sustentabilidade da Tramontina.

Fonte: Eudes Scarpeta/www.plasticonews.org.br

Foto: www.plasticonews.org.br

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos