Negócio foi fechado no programa Shark Tank Brasil; Expectativa é chegar a 500 unidades no próximo ano e o dobro disso, até 2025
O momento difícil enfrentado pelo Varejo tradicional brasileiro, nos últimos anos, fez com que o empresário João Appolinário, fundador da rede varejista Polishop e um dos investidores que participam da bancada do Shark Tank Brasil, apostasse, ainda mais, na diversificação dos negócios. E foi durante o programa, há dois anos, que uma das oportunidades apareceu.
Na ocasião, Appolinário, atraído pelo potencial do segmento de tintas, decidiu investir R$ 10 milhões (por 50% do negócio) na indústria Decor Colors, que, de lá para cá, abriu uma rede de franquias da marca e tem se mostrado um excelente investimento.
A Decor Colors foi fundada pelo empresário paulista Leonardo Arruda. Hoje, com mais de 450 unidades franqueadas, a rede espera faturar R$ 300 milhões, em 2023. “Estamos em um ritmo acelerado de expansão por conta da alta capilaridade que o mercado de tintas exige. Desde julho abrimos 25 unidades por mês”, diz Appolinário.

Diferente do varejo tradicional, o mercado de franquias tem crescido dois dígitos anualmente, desde 2021. O setor faturou R$ 105 bilhões no primeiro semestre deste ano, avanço de 15%. “O franqueado começa a empreender com um investimento inicial baixo e com um modelo testado e estruturado. O modelo de franquia passa mais segurança do que o varejo tradicional”, afirma o empresário.
A marca conta com quatro produtos exclusivos. O primeiro é o Cimento Queimado, com várias cores e acabamento aveludado, apresentado no programa Shark Tank. Outros três produtos foram lançados posteriormente:
- Di Marmo, revestimento liso com efeito mármore para áreas internas secas;
- Pedras Naturais, revestimento acrílico texturizado;
- Borracha Líquida, produto que garante hidro repelência, cobertura de microfissuras e redução de temperatura.
Expansão
Appolinário investiu cerca de R$ 20 milhões em uma nova planta industrial para a Decor Colors, em Salto, no interior de São Paulo. “Decidimos abrir esta nova unidade por necessidade de expansão, produção e desenvolvimento futuro. Hoje temos capacidade de produção de mil toneladas mês e ainda conseguimos dobrar nesse mesmo espaço”, completa.
Com maquinário mais tecnológico e produção de tintas automatizado, a marca consegue produzir uma variedade de tinta e revestimentos a partir de uma mesma base. Isso diminui o estoque e garante mais opções aos franqueados, que finalizam o produto em suas unidades.
Modelos de franquia
A Decor Colors trabalha com dois modelos de franquia. O Full conta com loja física completa e investimento inicial a partir de R$ 150 mil. O modelo mais recente é o Home, no qual os franqueados vendem os produtos, sem necessariamente ter um ponto físico, como um representante da marca. “Essa segunda opção, inclusive, é uma oportunidade para que profissionais do ramo, como pintores, arquitetos e engenheiros, possibilitando a venda dos produtos além de seu próprio serviço”, diz o empresário.
Com informações de Isabella Rovaroto, repórter do Portal Exame.
Foto: Renato Pizzutto/Divulgação