Quartas de futebol na tv: Venda de cerveja cresce 51% no pré-jogo

Pesquisa da HMBR mostra que a bebida figura entre os oito itens mais vendidos em uma base de 300 minimercados autônomos

Uma pesquisa realizada pela Honest Market Brasil (HMBR), rede franqueadora de minimercados autônomos, identificou que, no período das 17h às 19 horas, das quartas-feiras em que jogos de futebol são transmitidos na tv, as vendas em geral quase dobraram e a cerveja foi o produto campeão de procura no pré-jogo. Quando considerados os itens mais consumidos nesse período, as “brejas” ocuparam as oito primeiras posições no ranking variando somente a marca escolhida. A base de pesquisa é composta de 300 estabelecimentos da startup em 23 estados brasileiros.

A HMBR mensurou os números em uma única quarta-feira. Na data do estudo, também foram avaliadas as marcas mais consumidas. A Heineken foi a preferida dos consumidores com 500 unidades vendidas no período pré-jogo. Em seguida, Amstel e Antarctica foram as que mais venderam, mas, de acordo com a franqueadora, o volume movimentado por ambas as cervejarias equivale a pouco mais da metade do resultado da primeira colocada.

Quanto ao faturamento dos minimercados, o aumento foi de 51,45% das 18h às 19h.

Posteriormente, a HMBR realizou uma análise comparativa para testar o consumo crescente de cervejas nos dias de jogos, no meio da semana, e estendeu o estudo para um bimestre. A franqueadora registrou crescimento das vendas do produto em 27% entre a primeira e a segunda semana e de quase 30% na comparação entre a quinta e a sexta semana de observação.

Para Ana Paula Moraes, cofundadora e diretora-geral da Honest Market Brasil, os dados surpreenderam por causa das proporções. “É claro que, no Brasil, existe essa cultura de que a quarta-feira é dia de jogo, um momento de relaxar e torcer com os amigos. Também é automático que se pense no consumo de cerveja neste dia da semana. O que nos surpreendeu, de fato, foi a proporção que isso tomou. É uma evolução muito grande no faturamento geral das unidades e indica uma mudança brusca e importante no comportamento do consumidor”, comenta.

As unidades da HMBR funcionam majoritariamente em condomínios e prédios residenciais e contam com um sistema de monitoramento que permite aos franqueados acompanharem as vendas de suas lojas em tempo real.

Fonte: Honest Market Brasil/Mercado & Consumo.

Foto: Abrasel Pernambuco.

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