O valor cai agora mas sobe logo depois do Ano Novo com a última etapa da reoneração da alíquota de PIS/Cofins sobre o combustível, base da logística brasileira
A Petrobrás anunciou nesta terça-feira (26/12), uma redução média de R$ 0,30 (-7,9%) no preço do litro do diesel das refinarias para as distribuidoras. A medida já vale a partir desta quarta-feira (27/12). Os preços da gasolina e do gás de cozinha não sofreram alteração.
A Central de Monitoramento do Núcleo Postos Ribeirão Preto, associação independente que reúne 100 revendedores de combustíveis da cidade e região projeta que, com o anúncio, o preço médio do diesel nas bombas dos postos locais deva ter uma redução de aproximadamente R$ 0,26, em média.
“A redução geralmente é aplicada no Posto revendedor conforme novas remessas chegarem das distribuidoras com o preço menor”, explica Fernando Roca, presidente do Núcleo Postos RP.
Ainda segundo Roca, a redução feita agora é uma clara forma de compensar previamente o aumento já previsto para os primeiros dias de 2024. “É quando vai acontecer a última etapa de recomposição da alíquota de PIS/Cofins, sobre o diesel. Ou seja, o preço cai agora mas logo após a virada de ano, sobe de novo. A percepção é de que a Petrobras está tentando manter o valor em um patamar de estabilidade, apesar da pressão vinda do mercado internacional onde o preço do barril do petróleo está em alta”, completa.
Da Redação
Foto: Agência Brasil EBC