A inauguração também marcou o lançamento da nova coleção Outono/Inverno, da marca brasileira que conquistou o mundo
Depois de inaugurar uma pop-up, em setembro, dentro da Liberty, badalada loja de departamentos de Londres (Reino Unido), a Farm Rio, marca brasileira reconhecida por seu design diferenciado repleto de cores e estampas, inaugurou, também na capital britânica, sua 100ª unidade e a primeira na Europa, mais precisamente na King’s Road, bairro Chelsea. “É um sonho realizado, poder estar em uma das principais capitais da moda no mundo, com as nossas cores e a nossa cultura brasileira”, diz Kátia Barros, fundadora e diretora criativa da marca.
Com foco na experiência do cliente, a loja traz decoração com desenhos de tucanos, abacaxis e folhas. Painéis de marchetaria sustentáveis, assinado pelo artista plástico Maqueson Pereira da Silva, valorizam o ambiente e convidam para uma viagem temática pela diversidade de flora e fauna, do Rio de Janeiro, do Pantanal e da Floresta Amazônica, no Brasil.
A artista plástica Alê Sisdelli assina o design dos provadores, feitos em palha de Buriti, que é conhecida como a “árvore da vida” para alguns povos indígenas. É, também, habitat natural para pássaros e insetos.
“Nossas peças, nossas estampas são muito solares o tempo todo, algo coerente com o clima no Brasil. Em algumas cidades do Hemisfério Norte, isso não funciona”, diz Katia. “Principalmente nas coleções de outono e de inverno, em que trabalhamos com tons mais fechados, neutros, pontuados com cores mais intensas. Entendemos que, assim como nas modelagens (decotes e recortes são reduzidos), precisávamos baixar um pouco o tom, sem perder a identidade.
O processo de internacionalização da Farm começou em 2005, ano do Brasil na França, quando a Galeries Lafayette, em Paris, convidou 17 marcas brasileiras a venderem seus produtos por lá. Uma delas era a Farm. Em 2016, decidiu buscar outros mercados do mundo inaugurando escritório e loja no Soho, em Nova York (EUA). A primeira loja própria na Europa é parte de um plano de expansão que projeta números ambiciosos.
Em 2022, o faturamento da Farm Global chegou a R$ 490,9 milhões de reais, aumento de 80,7% em relação ao ano anterior. A marca projeta que as vendas internacionais podem superar as nacionais em 2024, gerando um retorno entre R$ 2,25 bi e R$ 3 bi, em 2026.
Foto: Divulgação