De olho nas atuais tendências do E-commerce, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática, escola de e-commerce da Nuvemshop, destaca cinco ferramentas e estratégias para vender mais online, em 2024:
Vídeos na loja virtual
Já é possível inserir o formato diretamente nas plataformas de e-commerce, por meio de plugins e aprimorar a experiência do consumidor, permitindo a visualização muito mais detalhada dos produtos ofertados.
Realidade aumentada
Tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual aprimoram a experiência de compras online e são tendências no momento. A realidade virtual ou aumentada, apesar de já vista em 2023, tem muito potencial para crescimento, especialmente para o setor de moda, pois possibilitam mais segurança para o consumidor escolher peças sem provar, por exemplo.
Inteligência Artificial
Para personalizar recomendações de produtos, melhorar o atendimento ao cliente e otimizar a gestão do próprio negócio, o uso de ferramentas de IA está entre as principais estratégias para vender mais. ChatGPT, AgentGPT e Flair AI estão entre as indicações da especialista.
Expansão do Social Commerce
As vendas geradas pelo direcionamento de redes sociais para a loja virtual cresceram mais de 240%, em 2023. A divulgação pelo Instagram, TikTok e WhatsApp é uma forte estratégia de conversão e os lojistas podem se beneficiar com os links direcionados para a loja virtual ou até mesmo live-commerce, facilitando o acesso do cliente à finalização da compra e engajar oferecendo conteúdos relevantes.
Novos métodos de pagamento
O surgimento de novos métodos de pagamento, como criptomoedas e autenticação biométrica, possibilitam tornar as transações on-line mais seguras e convenientes.
Fonte: Ecommerce na Prática/Mercado & Consumo.
Foto: Agência Brasil EBC.