Casino e GPA vendem participação no grupo Éxito, da Colombia

As ações foram negociadas por U$ 400 milhões e o movimento faz parte de uma reestruturação financeira após acordo com credores

O Casino Guichard-Perrachon vendeu sua participação direta de 34,05% no grupo Éxito, da Colombia, ao Grupo Calleja, por U$ 400 milhões. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (26). O movimento faz parte de uma reestruturação financeira do Casino que firmou acordo com credores, em outubro de 2023.

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), que na mesma Oferta Pública de Ações também vendeu sua participação de 13,31%, no Grupo Éxito, recebeu US$ 156,4 milhões por sua fatia. E como o GPA é controlado pelo Casino, a soma recebida na transação chegou a US$ 556,4 milhões, pela fatia de 47,36% das ações.

Segundo as informações do Grupo Pão de Açúcar, “o Éxito é a maior rede varejista alimentar da Colômbia com as marcas Éxito, Carulla, Super Inter, Surtimax e Surtimayorista”. Presente no Uruguai e na Argentina, possui mais de 700 lojas, negócios complementares e lidera o e-commerce de varejo alimentar na Colômbia.

Dívida do Casino

O acordo com credores, feito após pactos preliminares anunciados em julho e setembro de 2023, reduz a dívida do Casino em 6,1 bilhões de euros. A varejista recebeu 1,2 bilhão de euros em capital adicional, dos quais 3,52 bilhões de euros para serem convertidos em dívida não garantida e mais 1,355 bilhão de euros em dívida garantida em capital.

No último dia 24, o grupo varejista francês anunciou acordo para vender toda a sua rede de mercados e hipermercados na França ao Groupement Les Mousquetaires e ao Auchan Retail France, por um valor entre 1,3 bilhão e 1,35 bilhão de euros. As empresas estavam em negociações exclusivas há cerca de um mês.

O pacote inclui 288 lojas e a expectativa é de que a venda seja concluída no segundo trimestre deste ano, após consultas com os representantes dos trabalhadoras.

No ano passado, o grupo sinalizou interesse em vender o GPA que foi fundado pela família do empresário brasileiro, Abílio Diniz.

Fonte: Mercado & Consumo.

Foto: Colombia Retail.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos