ABIC: Consumo anual de café no Brasil chega próximo aos 22 milhões de sacas

Os brasileiros consumiram 21,675 milhões de sacas de 60 kg de café entre novembro de 2022 e outubro de 2023, alta de 1,64% em comparação com igual período anterior (21,54 milhões de sacas). A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

O estudo mostra que o consumo per capita de café torrado e moído cresceu 7,47% no período considerado, ante novembro de 2021 e outubro de 2022: de 4,77 kg por habitante/ano para 5,12 kg por habitante/ano. As empresas associadas à ABIC registraram alta de 2,25% no consumo interno de café no período, de 14,456 milhões para 14,783 milhões de sacas.

As vendas da indústria de café em 2023 alcançaram R$ 22,9 bilhões, uma queda de 2,78% se comparado a 2022, justificada pela redução de preço do produto na gôndola. Conforme a pesquisa da ABIC, o preço do quilo do café no País, em reais, no varejo (produto tradicional), no ano passado caiu 13,5%. Já a matéria-prima (café, arábica, bebida dura, tipo 7) apresentou queda de 1,8%, em reais por saca. Nos últimos três anos, em média, o preço da matéria-prima subiu 107% e o do café no varejo avançou 73%, segundo a ABIC.

O preço médio dos cafés especiais subiu 3,15%, quando comparado o período de janeiro de 2023 com dezembro de 2023. As demais categorias tiveram queda: gourmet (-10,71%), superior (-11,78%), tradicionais e extraforte (-10,21%) e em cápsula (-7,76%).

Já a participação percentual nas vendas entre janeiro e dezembro de 2023 caiu nas categorias tradicionais e extraforte (de 87,16% para 85,52%) e superior (de 3,96% para 3,70%), com alta nas demais: gourmet (de 0,91% para 1,73%), especial (de 0,03% para 0,08%), cápsulas (de 2,51% para 3,10%) e solúvel (de 5,43% para 5,87%). A comparação é com o período de janeiro a dezembro de 2022.

A ABIC monitora as vendas no varejo, por meio de mais de 2 milhões de notas fiscais coletadas mensalmente em check outs de todo o Brasil, com o apoio sistema da Horus.

Fonte: ABIC.

Foto: Agência Brasil EBC.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos