A Agrishow já seria uma balzaquiana, não fosse a paralisação da feira por conta da pandemia de covid-19. Ela não foi realizada em 2020 e 2021. Em 2024 são, portanto, 29 edições. A primeira foi em 1994.
O país vivia uma efervescência política há 30 anos. Fernando Collor de Mello fora cassado, na verdade renunciou para não sofrer o impeachment, em 1992. Durante o seu governo os brasileiros foram aviltados com um plano econômico que confiscou a poupança de todo mundo. Foi um grande absurdo de Collor e da então ministra Zélia Cardoso de Mello.
Com a queda de Collor, assumiu o vice, Itamar Franco. Foram momentos muito tensos porque o Brasil passava por uma inflação galopante. O nome da vez era Fernando Henrique Cardoso. Ele comandou a equipe econômica que criou o Plano Real. Para nossa sorte, foi um sucesso. O controle da inflação foi fundamental para o Brasil dar um salto na economia. Lógico que ainda não está bom, mas jovens, nem queiram saber pelo que nós mais velhos passamos. Ir ao supermercado era uma aventura das mais tristes porque os preços eram remarcados diariamente.
Mas o nosso assunto aqui é a Agrishow! Falei tudo isso porque participei da cobertura jornalística de praticamente todas as feiras, desde 94. Numa das primeiras, o presidente já era Fernando Henrique Cardoso e eu e minha equipe, da TV Clube/Band, onde eu trabalhava na época, conseguimos um furo de reportagem. Só nós entrevistamos, de forma exclusiva, o presidente na abertura da Agrishow. Imagine o desespero da concorrência.
A primeira Agrishow, em 94, teve apenas quatro dias com público de aproximadamente 15 mil pessoas. Mas foi um sucesso na época. Hoje são mais de 800 marcas em exposição, numa área de 530 mil km2, e quase 200 mil visitantes esperados. É a segunda maior feira de tecnologia agrícola do mundo, só atrás de uma feira realizada na Alemanha.
Para o calendário de eventos de Ribeirão Preto, a Agrishow é fundamental porque movimenta a economia da cidade, em diversos setores importantes. Desde hotéis com lotação esgotada a compras no comércio. Bares e restaurantes ficam cheios e quem vem de fora não vai embora sem provar o melhor chopp do Brasil.
A edição de número 29, da Agrishow, acontece até 3 de maio, das 8h às 18 horas, na Fazenda Experimental, que fica na rodovia Antônio Duarte Nogueira/Anel Viário Contorno Sul. Um abraço e até a próxima!
*Marcos Brambilla é jornalista experiente com passagens por diversos veículos de rádio, tv e impressos, em Ribeirão Preto e região, entre eles Record TV, EPTV Ribeirão, TV Clube/Band, Clube Verdade, Jornal Verdade, Rádio CMN AM e Rádio Primavera (Porto Ferreira). É especialista nas editorias de política, economia e cotidiano.
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto.