Entenda como a reestruturação do Grupo Carrefour resultou no fechamento de uma loja da marca em Ribeirão Preto (SP)

A unidade (que já foi Walmart e Big Compra) encerrará suas atividades em 31 de janeiro de 2024, no Novo Shopping, onde também já opera uma grande unidade do Sam’s Club que também pertence ao Grupo Carrefour

O Hipermercado Carrefour do Novo Shopping, em Ribeirão Preto (SP), encerrará suas atividades no próximo dia 31 de janeiro de 2024 conforme aviso afixado no estabelecimento. Os empreendedores que possuem lojas na galeria em frente da loja também foram notificados a desocupar os espaços.

O mesmo aviso também destaca que esta será a única loja do grupo Carrefour a ser fechada em Ribeirão Preto, permanecendo abertas as demais unidades no RibeirãoShopping, na Via Norte e as duas no centro da cidade.

Nota à imprensa

Em nota à imprensa, o Grupo Carrefour Brasil afirma estar em “processo de revisão do seu portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema. Por isso, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e, também, estão previstos alguns fechamentos”.

Em outro trecho, diz “Como um dos maiores empregadores do país, entendemos nossa responsabilidade e estamos lidando com a atenção e com o zelo que a situação dos colaboradores merece”.

“Reafirmamos o compromisso da rede com o município de Ribeirão Preto e região, uma praça de extrema importância para nossos negócios, e que continuará contando com a presença do Grupo Carrefour Brasil com os formatos de Varejo, Cash&Carry e Clube de Compras”, completa a nota.

Ampliando o contexto

Levando em conta a nota divulgada à imprensa de Ribeirão Preto e região, e olhando para outras informações do processo de reestruturação do Grupo Carrefour, no Brasil, é possível se ter uma ideia melhor do que vem por aí.

A empresa também anunciou que pretende encerrar a operação de algumas lojas da bandeira Todo Dia, que atua no segmento “soft discount”, focado em preços baixos. A rede opera unidades nas regiões Nordeste e Sul, do país.

Em 2019, quando ainda operava sob a gestão do Walmart, a bandeira Todo Dia contava com mais de 150 unidades em 9 estados. Já em 2021, ano em que foi anunciada a compra do Grupo Big (ex-Walmart) pelo Carrefour Brasil, eram 97 lojas. O processo de desmobilização dos pontos de venda já vem de algum tempo, resultando, agora, no fechamento do Carrefour Novo Shopping, em Ribeirão Preto (SP), como um dos efeitos desse movimento. 

Duas unidades do Todo Dia foram vendidas à rede Novo Atacarejo, uma em Pernambuco e outra na Paraíba, e outras operações devem ser fechadas ao longo deste mês, em cidades como Arapiraca, Palmeira dos Índios (AL), João Pessoa, Cabedelo e Mamanguape (PB).

À imprensa das regiões onde a rede Todo Dia atua, o Grupo Carrefour Brasil também afirmou que a decisão de fechar unidades faz parte de um “processo de revisão de portfólio”. Tal estratégia envolveria um foco maior nas bandeiras Atacadão e Sam’s Club que, por sua vez, teriam até 21 expansões orgânicas, em 2024, e 40 conversões a partir de hipermercados até 2026.

Por coincidência, no mesmo Novo Shopping onde será fechada a loja do Carrefour, também opera uma grande unidade da bandeira Sam’s Club. Pelo visto, a decisão foi a de evitar duplicidade de lojas do Grupo no mesmo centro de compras, em Ribeirão Preto (SP).

Da Redação.

Foto: Agência Brasil EBC.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Nenhuma categoria
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Nenhuma categoria
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos