Comércio de Ribeirão Preto projeta alta de 6% a 8% nas vendas do período de Carnaval

Segundo levantamento do CPV SINCOVARP/CDL, os segmentos de “Alimentos e Bebidas”, “Bares e Restaurantes” e “Cultura e Entretenimento”, serão protagonistas no período de folia

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto projeta crescimento médio entre 6% e 8% nas vendas do Carnaval desse ano em relação ao mesmo período de 2023. É o que aponta o Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

“A tendência é de que tenhamos esse pico de vendas antes e nos dias de carnaval, e depois uma acomodação gradual do desempenho ao longo de fevereiro”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Diego Galli Alberto, do Centro de Pesquisas do Varejo SINCOVARP/CDL RP.

Contexto

No ano passado, fevereiro teve alta de 5,8% nas vendas. Esse bom resultado foi registrado na comparação com o mesmo período de 2022, época em que ainda havia grande influência da pandemia nos hábitos dos brasileiros. “Agora, em 2024, com certa estabilidade da inflação e uma pequena queda das taxas de juros, o consumidor está um pouco mais animado, porém, ainda com um pouco de cautela até porque, em janeiro, vieram as contas de início de ano e muitas famílias tiveram gastos com as férias dos filhos e com materiais escolares na volta às aulas”, explica o pesquisador.

Campeões de vendas

Os segmentos que devem puxar a alta de vendas no Carnaval 2024, em Ribeirão Preto e região, são os de “Alimentos e Bebidas”, “Bares e Restaurantes”, “Cultura e Entretenimento”, “Vestuário e Acessórios”, “Calçados”, “Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência” e “Hotelaria”.

“Seja para viajar ou para passar os dias de Carnaval em Ribeirão ou região, muitos foliões acabam comprando algum produto de que necessite. Quem vai à praia ou opta por um roteiro turístico regional, por exemplo, sempre busca roupas novas, chinelos, acessórios e por aí vai. De alguma forma, aquece o Comércio”, analisa Galli.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima crescimento de 10% nas vendas durante o Carnaval, com uma movimentação de R$ 9 bilhões no país.

Horário do Comércio Tradicional

Na terça-feira (13), a abertura do Comércio de Ribeirão Preto será facultativa, das 8h às 18h.

Na quarta-feira (14), cinzas, a abertura é facultativa das 8h às 12h. Das 12h às 18h,  abrirá normalmente.

Nos demais dias, o horário de funcionamento é o normal previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho. O SINCOVARP orienta os lojistas a consultarem a CCT disponível no www.sincovarp.com.br e no www.comerciariorp.org

Da Redação.

Fotos: Divulgação SINCOVARP/CDL e Agência Brasil EBC.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos