Os brasileiros consumiram 21,675 milhões de sacas de 60 kg de café entre novembro de 2022 e outubro de 2023, alta de 1,64% em comparação com igual período anterior (21,54 milhões de sacas). A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
O estudo mostra que o consumo per capita de café torrado e moído cresceu 7,47% no período considerado, ante novembro de 2021 e outubro de 2022: de 4,77 kg por habitante/ano para 5,12 kg por habitante/ano. As empresas associadas à ABIC registraram alta de 2,25% no consumo interno de café no período, de 14,456 milhões para 14,783 milhões de sacas.
As vendas da indústria de café em 2023 alcançaram R$ 22,9 bilhões, uma queda de 2,78% se comparado a 2022, justificada pela redução de preço do produto na gôndola. Conforme a pesquisa da ABIC, o preço do quilo do café no País, em reais, no varejo (produto tradicional), no ano passado caiu 13,5%. Já a matéria-prima (café, arábica, bebida dura, tipo 7) apresentou queda de 1,8%, em reais por saca. Nos últimos três anos, em média, o preço da matéria-prima subiu 107% e o do café no varejo avançou 73%, segundo a ABIC.
O preço médio dos cafés especiais subiu 3,15%, quando comparado o período de janeiro de 2023 com dezembro de 2023. As demais categorias tiveram queda: gourmet (-10,71%), superior (-11,78%), tradicionais e extraforte (-10,21%) e em cápsula (-7,76%).
Já a participação percentual nas vendas entre janeiro e dezembro de 2023 caiu nas categorias tradicionais e extraforte (de 87,16% para 85,52%) e superior (de 3,96% para 3,70%), com alta nas demais: gourmet (de 0,91% para 1,73%), especial (de 0,03% para 0,08%), cápsulas (de 2,51% para 3,10%) e solúvel (de 5,43% para 5,87%). A comparação é com o período de janeiro a dezembro de 2022.
A ABIC monitora as vendas no varejo, por meio de mais de 2 milhões de notas fiscais coletadas mensalmente em check outs de todo o Brasil, com o apoio sistema da Horus.
Fonte: ABIC.
Foto: Agência Brasil EBC.