O Indicador de Atividade do Comércio, da Serasa Experian, apurou que as vendas de Natal no Varejo físico brasileiro registraram queda de -1,4%, em 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento, feito entre os dias 18 e 24/12, mostra que foi o pior resultado para a data, nos últimos três anos.
“Com a inadimplência atingindo números recordes neste ano, a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira ao optarem por utilizar o 13° salário para o pagamento e renegociação de dívidas, deixando as compras e presentes de Natal em segundo plano”, diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Ainda segundo o economista, outro fator que pode ter atrapalhado, foi o fato de a véspera de Natal ter caído em um domingo, nesse ano.
Tomando como base apenas o Varejo da cidade de São Paulo, segundo o IAC, a queda foi de -1,2% nas vendas natalinas.
A base da pesquisa é uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da empresa.
Da Redação
Foto: Agência Brasil EBC