Segundo dados do NuvemCommerce, estudo realizado pela NuvemShop (plataforma de criação de lojas virtuais), que mapeia o Comércio Eletrônico e o empreendedorismo digital no Brasil, em 2023, as pequenas e médias empresas online (PMEs) tiveram faturamento de R$ 3,3 bilhões, ou seja, 22% maior que o registrado no ano anterior. Também foi 19% maior o número de produtos comercializados que atingiu 55,5 milhões de unidade no ano que passou.
Ainda de acordo com a pesquisa, o ticket médio nacional, em 2023, foi de R$ 213,80. Cerca de 35% dos pedidos realizados no e-commerce foram originados pelas redes sociais, sendo a maioria (89%) pelo Instagram. Os segmentos que tiveram maior faturamento foram: Moda (R$ 1,2 bilhão), Saúde & Beleza (R$ 291 milhões), Acessórios (R$ 231,5 milhões) e Casa & Jardim (R$ 158 milhões).
Os dados também mostram que o cartão de crédito (49%) permaneceu sendo a opção mais utilizada. Em segundo lugar ficou o Pix (38%), com relevância crescente perante os compradores: 2023 foi o ano com recorde de pedidos pagos com ele.
Fonte: NuvemShop/Mercado&Consumo
Imagem: EBC Brasil