Meeting Conexão Setorial discutiu caminhos e oportunidades integrando as áreas de Varejo, Hotéis e Restaurantes

A primeira edição desse novo projeto reuniu importantes personalidades das cadeias produtivas local, regional e estadual, promovendo conteúdo estratégico para o planejamento dos negócios

O Meeting Conexão Setorial – Ribeirão Preto e região reuniu, no último dia 24/7, no auditório da Fatec RP, especialistas, entidades de classe e empresariais, lideranças das cadeias produtivas local, regional e estadual, lideranças políticas, agentes públicos e empreendedores. O tema central foi “Varejo, Hotéis e Restaurantes: desafios e oportunidades para o segundo semestre de 2024”, conectando esses importantes setores e segmentos da cadeia produtiva. Além de debater ideias e identificar caminhos para novas parcerias, o Meeting também trouxe informações estratégicas para o planejamento dos negócios no período 2024/2025, e promoveu networking qualificado.

“É fundamental essa união de forças entre os diversos players do nosso desenvolvimento socioeconômico. Quando a construção é coletiva o resultado é muito mais rico. O Meeting cumpriu esse objetivo. Trouxe diversos pontos de vista que, quando se conectam, dão uma visão mais clara do cenário e oferecem subsídios importantes para a tomada de decisão. Agregou muito valor, em especial para a atividade lojista”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidades que representam oficialmente cerca de 25 mil CNPJs em Ribeirão Preto e mais 43 municípios da região.

Segundo André Rezende, coordenador do Meeting, “Essa foi apenas a primeira edição desse projeto inédito com foco na integração da cadeia produtiva local/regional. Desta forma vamos potencializando um ciclo de prosperidade permanente em que todos ganham. Queremos frutificar essa semente. Já estamos preparando os próximos encontros”, revela.

Conteúdo estratégico

O cientista político e CEO do Instituto IBESPE, Marcelo Di Guiseppe, apresentou estudo inédito preparado exclusivamente para o Meeting. Contextualizou a linha do tempo da política, desde 2012, com suas principais variáveis, e projetou os impactos na economia considerando o cenário eleitoral de 2024. “Foram dados muitos bem fundamentados, apresentados de uma forma técnica e didática. Os pontos de atenção macropolíticos, macroeconômicos e os voltados aos pequenos negócios, foram grandes diferenciais. Aprendemos muito e compreendemos melhor o que está acontecendo no país”, diz Rubens Antônio dos Santos, presidente do SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista) que representa mais de 20 mil CNPJs das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos.

Marcelo Di Giuseppe, cientista político e CEO do Instituto IBESPE.

No segundo painel, Edson Pinto, diretor-executivo da FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Sã Paulo), que reúne 24 sindicatos empresariais regionais, apresentou aspectos e oportunidades para melhorar a performance do setor e ajudar a superar os desafios da recuperação no pós-pandemia. “Ele ainda tocou em um ponto fundamental que é a importância da representatividade setorial, exercida especialmente pelos sindicatos, para a defesa e desenvolvimento de todos os setores/segmentos da cadeia produtiva. Claro que cada categoria econômica tem suas especificidades, no entanto, ficou claro que há muitos pontos em comum nas agendas e que a cooperação intersetorial pode fortalecer ainda mais a defesa dessas causas”, observa José Carlos Canesin, presidente do SINCOMERCIO STZ (Sindicato do Comércio Varejista de Sertãozinho e região), que abrange seis municípios e cerca de 7 mil CNPJs.

Edson Pinto, diretor-executivo da FHORESP.

No terceiro painel, o economista Jaime Vasconcellos, do CCV-SP (Conselho do Comércio Varejista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo/FECOMERCIOSP), fez um verdadeiro raio-x do atual cenário do Varejo, com alguns dados regionais. “Do macro para o micro, confirmou que o Comércio Varejista atravessa uma fase de grandes desafios e mostrou o caminho da competitividade do setor que é um dos pilares da economia. Jaime apresentou os indicadores de uma forma tão precisa que foi possível enxergar nitidamente o que vem pela frente. Também foi importante a provocação que ele fez, convidando o empreendedor a focar mais nas oportunidades de negócios, e menos nas notícias negativas. Isso vale para todos os setores produtivos!”, destaca Lopes.

Jaime Vasconcellos, economista do CCV/FECOMERCIOSP.

O Sebrae SP também apresentou o novo projeto para o setor de Turismo de Ribeirão e região, no painel ministrado pela consultora Fabiana David. “O debate final, no Clube de Especialistas, amarrou todos os assuntos de uma forma consistente e reforçou o quanto a integração da cadeia produtiva, de forma transversal, é fundamental  para o futuro do Brasil. Ainda deu abertura para que as entidades de trabalhadores mostrassem seus pontos de vista, entre tantos assuntos relevantes como educação profissionalizante, segurança, diálogo com o poder público, inovação e empreendedorismo. Foi muito produtivo!”, diz Paulo Arruda, gerente do Escritório Regional do Sebrae SP.

Clube de Especialistas “conectou os pontos” e promoveu debate altamente qualificado.

Somaram forças na realização do Meeting: SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares), SINCOMÉRCIO STZ (Sindicato do Comércio Varejista de Sertãozinho e Região), CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fatec Ribeirão Preto, Movimento Conexão Varejo e Núcleo 360 Marketing.

Apoio: FECOMERCIOSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo), Sebrae SP, Associação Núcleo Postos RP, SINCOMERCIÁRIOS RP (Sindicato dos Empregados do Comércio), Sindicato dos Empregados de Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Fast Foods, Instituto ConecTwoo, Plataforma Figital Experience, CACs (Comitê de Assuntos Contábeis/SINCOVARP) e Moura Academy.

Da Redação.

Fotos: Divulgação.

Compartilhe essa notícia:

Varejo Mais Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar:

Fique ligado.

Estamos construindo o primeiro Ecossistema Empreendedor Regional de Varejo, no Brasil. Acesse, acompanhe e interaja com a gente!

Redes sociais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Tags

Edit Template

Artigos em alta

Notícias atuais

Artigos recentes

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Colunistas
    • Artigos
    • Varejo 5.0
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Tendências e Consumo
    • Comportamento do Consumidor
    • Gestão
    • Tecnologia
    • E-commerce
    • Shopping Centers
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Promoções
    • Empreendedorismo e Inovação
    • MPEs
    • Franquias
    • Logística
    • Meios de Pagamento
    • Pesquisas e Indicadores
    • ESG
    • Inteligência Figital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, varejo!
    • Figital Experience
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Siga-nos