Os bloqueios na Rua Barão do Amazonas marcam a retomada das obras do Programa Ribeirão Mobilidade que tinham sido pausadas para as vendas de fim de ano, a pedido do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil Organizada
Em razão do andamento das obras do corredor de ônibus do quadrilátero Central, a partir da próxima segunda-feira, 15, será necessária a interdição de dois trechos da rua Barão do Amazonas. O trecho entre a avenida Nove de Julho e a rua Bernardino de Campos, a interdição será parcial, em apenas uma das faixas. O segundo trecho, entre a rua Rui Barbosa e a rua Campos Salles, o fechamento da via será total.
A interdição tem previsão de começar no período da tarde, por volta das 13h30, e marca a retomada das obras suspensas no final de novembro durante a Black Friday e se mantiveram paralisadas durante o fim de ano. A decisão de suspender as obras foi tomada pela administração municipal para não prejudicar o comércio no período natalino, conforme acordado com os comerciantes da região e entidades do setor.
Agora, com a retomada das obras na próxima segunda, 15 de janeiro, a RP Mobi recomenda aos condutores a utilizarem as seguintes rotas alternativas:
*Quem vem da região do Boulevard, em direção ao centro da cidade pela rua Barão do Amazonas, deve virar à esquerda na avenida Nove de Julho, à direita na rua Amador Bueno, à direita na rua Campos Salles e à esquerda, para acessar novamente a rua Barão do Amazonas e seguir ao destino desejado.
*Para quem vem da rua Rui Barbosa em direção a região central, deve virar à direita na rua Comandante Marcondes Salgado, à esquerda na rua Prudente de Morais e seguir o destino desejado.
De acordo com a DGB Engenharia, construtora responsável pela execução das obras, este bloqueio tem previsão de duração de 20 dias.
A interdição estará devidamente sinalizada com cavaletes e cones, além de placas com indicações sobre os desvios necessários. Além disso, uma equipe técnica estará monitorando o andamento dos serviços, para garantir a segurança necessária aos condutores e pedestres.
A princípio, esse trecho da Rua Barão do Amazonas seria interditado no dia 23 de novembro de 2023, véspera da Black Friday, causando indignação por parte dos comerciantes da via que é uma das mais importantes do Varejo de Ribeirão Preto. Mas, após solicitação do Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, a Secretaria de Obras reavaliou a situação e adiou a interdição para o próximo dia 15 de janeiro.
Outro fato importante é que o Comitê também pediu a interrupção das obras de mobilidade na região central, durante todo o período das vendas de Natal, o que foi atendido pela Secretaria de Obras e pela DGB.
Liderado por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) e pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), junto com o SINCOMERCIÁRIOS (Sindicato dos Empregados do Comércio), o Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade é composto por 23 entidades de classe, empresariais e movimentos setoriais, e mais de 60 empreendedores das regiões impactadas pelas intervenções.
“Somos a Sociedade Civil Organizada, dentro da perspectiva do setor de Comércio e de Serviços, atuando para amenizar os enormes prejuízos causados pelas obras de mobilidade”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL.
“O Comitê de Acompanhamento visita as obras, levanta pontos de atenção, aponta problemas, reivindica, critica quando necessário, mas também colabora na articulação de soluções. Reunimos a força de entidades que representam os diversos segmentos socioeconômicos de Ribeirão Preto em contato direto e permanente com o poder público”, completa André Rezende, coordenador do Comitê.
Da Redação, com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto/RP Mobi.
Imagem: Divulgação RP Mobi/Prefeitura de RP.