Em 2023, segundo um levantamento da Nuvemshop o destaque do primeiro trimestre ficou por conta do Dia do Consumidor (15 de março), com crescimento de 19% sobre o ano anterior. Para 2024, as expectativas são positivas porque o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projetou crescimento nominal de 6% para vendas no primeiro trimestre e, nas previsões, o mês de março é o que apresenta as maiores altas, principalmente nos segmentos de alimentos e bebidas (+ 6,1%), móveis e eletrodomésticos (+ 3,8%) e vestuário (+ 6%).
O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é uma celebração do cliente e com isso permite diferentes tipos de promoção para retenção de consumidores fiéis, permitindo até descontos exclusivos para eliminar o excesso de estoque de verão ou produtos remanescentes do Natal e da Black Friday 2023 (que foi uma das piores da história).
Assim como a Black Friday, que ampliou sua comemoração para Cyber Monday, Black Month e Black Week. O Dia do Consumidor também já ganhou derivações para Semana do Cliente, Quinzena do Cliente e Mês do Cliente, abrindo maior possibilidade para aumento das vendas promocionais.
Em 2023, a edrone registrou mais de 300 mil e-mails promocionais enviados entre 1 e 15 de março, com um faturamento médio de mais de R$ 200 mil por loja, totalizando R$ 38.369.772,95 no período. A plataforma atende cerca de 300 clientes no Brasil, de diferentes portes e segmentos.
Além do e-mail marketing, com promoções especiais para a lista de contatos da loja virtual, também é possível criar pop-ups de inscrição de newsletter para uma Lista VIP que terá acesso exclusivo aos descontos do Dia do Consumidor. Essa é uma forma de captar leads e transformá-los em clientes fiéis com uma tacada só. Um cliente da edrone, no segmento de moda, usou essa estratégia na Black Friday 2023 e alcançou 81% em conversão de inscritos.
Outra opção interessante é criar um fluxo de automação de e-mails durante todo o mês de março, cada um deles com produtos exclusivos e com data de validade, criando urgência na decisão de compra. Por fim, mas não menos importante, é necessário segmentar o público-alvo dessas campanhas, enviando produtos personalizados conforme o interesse de cada grupo de consumidores. Desta forma, o e-commerce prova que conhece o cliente e conquista sua confiança a longo prazo.
Fonte: E-commerce Brasil.
Foto: Agência Sebrae de Notícias.