Ticket-médio deve variar entre R$ 250 e R$ 300 para produtos de menor valor agregado; O CVP SINCOVARP/CDLRP (Centro de Pesquisas do Varejo) fará novo levantamento na semana que antecede o Natal
O Comércio de Ribeirão Preto projeta crescimento médio de 3% a 5% nas vendas de dezembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado quando a alta apurada foi de apenas 1% ante 2022. É o que aponta a primeira estimativa realizada por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo). O ticket-médio do presente deve variar entre R$ 250 e R$ 300 para produtos de menor valor agregado, e entre R$ 600 e R$ 800 para produtos de maior valor agregado.
A expectativa de vendas de fim de ano, em Ribeirão Preto, será medida novamente pelo CPV na semana que antecede o Natal, data mais importante do calendário lojista.
Acima da média
A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), estima crescimento de 1,3% no desempenho das vendas natalinas movimentando R$ 69,75 bilhões no varejo brasileiro. “Importante destacar que Ribeirão Preto costuma ter resultado um pouco acima da média por ser um polo regional de consumo. Milhares de moradores da macrorregião costumam vir à cidade fazer compras e aproveitam para curtir programas diferentes, até mesmo em família. Isso também acaba movimentando outros setores conectados ao Varejo”, observa o pesquisador.
Intenção de compra e produtos campeões
Ainda de acordo com a primeira projeção do CPV SINCOVARP/CDLRP, 76% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras nesse Natal. Os produtos mais procurados são Roupas/Calçados/Acessórios, Celulares e Tablets, Brinquedos, Bicicletas, Artigos esportivos, Joias/Bijuterias, Perfumes/Cosméticos e Eletrodomésticos. “Nesse ano, produtos influenciados pelo dólar estão mais caros uma vez que a cotação da moeda norte-americana está em alta. Além disso, temos inflação em crescimento assim como a taxa de juros, a inadimplência e o nível de endividamento das famílias. O poder de compra do consumidor está menor nesse Natal”, completa Galli.
Aberto até mais tarde
O horário especial de funcionamento do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, nesse fim de ano, já começou e vai até o dia 24/12, terça-feira, véspera de Natal. A medida foi consolidada na Convenção Coletiva de Trabalho firmada recentemente entre SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), representante oficial do Varejo local/regional, e SincomerciáriosRP (Sindicato dos Empregados do Comércio), no exercício de suas prerrogativas sindicais.
Comércio Tradicional
De segunda à sábado, funcionamento das 9h às 22h;
Nos domingos 8, 15 e 22/12, funcionamento das 10h às 17h;
Na terça-feira 24/12 (véspera de Natal), funcionamento das 9h às 18h.
Shoppings
De segunda à sábado, funcionamento das 10h às 23h;
Nos domingos 8, 15 e 22/12, funcionamento das 10h às 22h;
Na terça-feira 24/12 (véspera de Natal), funcionamento das 9h às 18h.
Já o Shopping Santa Úrsula que funcionará de segunda à sábado, das 9h às 22h; Nos domingos 8, 15 e 22/12, das 14h às 21h; E, na terça-feira 24/12 (véspera de Natal), das 9h às 18h.
A íntegra da CCT está disponível no http://www.sincovarp.com.br
Comércio para todos!
O SINCOVARP e a CDL RP ressaltam que os comerciantes ribeirão-pretanos estão preparados para receber centenas de milhares de consumidores. E mesmo nas regiões impactadas pelas obras de implantação dos corredores de ônibus e galerias pluviais, no centro e Av. Nove de Julho/Boulevard, é possível chegar às lojas estacionando nas vagas de Área Azul e, principalmente, nos estacionamentos particulares.
“O Comércio Tradicional oferece uma enorme variedade de produtos, preços e promoções, e merece ser prestigiado ainda mais nesse ano tão difícil. E não apenas no centro e arredores, mas em todos os corredores varejistas de Ribeirão Preto que, nas últimas décadas, cresceu muito e estabeleceu ‘novos centros para novos bairros’. Uma cidade forte precisa de um Varejo forte, para todos.”, finaliza Diego Galli Alberto.
Da Redação.
Foto: Divulgação.