Em 2023, o segmento Cinema teve alta de público e queda de rentabilidade. Segundo o Painel de Indicadores do Mercado de Exibição, lançado pela Ancine (Agência Nacional de Cinema), o aumento de público foi de 16% em relação ao ano anterior, impulsionado por filmes de grande sucesso entre eles “Barbie” e “Oppenheimer”, por exemplo. Foram 712 títulos exibidos com 110,35 milhões de espectadores. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, em 2019, as salas de projeção tiveram um público de 172,53 milhões de espectadores.
O faturamento dos cinemas brasileiros, em 2023, foi de R$ 2,16 bilhões, ante R$ 1,82 bilhão, no ano anterior, tendência de recuperação.
Se no Brasil o desempenho foi positivo, em nível mundial vários fatores fizeram de 2023 um ano turbulento para a sétima arte. Filmes foram adiados por causa da greve de roteiristas e atores, e várias produções estiveram em baixa nas bilheterias, entre elas alguns títulos que envolvem super-heróis.
Da Redação
Foto: Agência Brasil EBC